quarta-feira, 20 de abril de 2011


SISTEMA CARDIOVASCULAR


 



O sistema cardiovascular ou circulatório é formado por uma vasta rede de tubos - vasos sanguíneos e vasos linfáticos – pelos quais circulam respectivamente, o sangue e a linfa. O movimento do sangue nos vasos deve-se principalmente à atividade bombeadora do coração, um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em uma pessoa adulta, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas.





Sangue   






  • Constituído por duas partes distintas, o plasma e os elementos figurados( glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, e plaquetas).

  • A produção contínua do sangue ocorre dentro de certos ossos na chamada medula óssea.

    Funções do sistema cardiovascular
     
O sistema circulatório permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficiência o transporte de gases: os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
  • Transporte de nutrientes: no tubo digestivo, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. São levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.
  • Transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos. 
  • O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção, é feito pelo sangue.  
  • Transporte de hormônios: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. 
  •    A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um de seus efeitos é estimular a contração da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.   
  • Intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.
  • Transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogênea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todas as regiões.
  •  Distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células fagocitárias, componentes da defesa contra agentes infecciosos.
  • C oagulação sangüínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea (megacariócito), com função na coagulação sangüínea. O sangue contém ainda fatores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sangüíneo.
VASOS SANGÜÍNEOS


A máquina cardiovascular e a viagem do sangue 

 
  •  O sangue, carregado de oxigênio dos pulmões, chega ao átrio  esquerdo pelas veias pulmonares e através da válva mitral,  passa para o ventrículo esquerdo.  A contração deste ventrículo fecha esta válvula e abre a válva da aorta situada a entrada da artéria aorta. O sangue é transportado para todas as partes do corpo, uma vez que passa da arteria principal para as arteríolas e capilares. Quando chega as células libera o oxigênio e outras substâncias necessária ao metabolismo celular e recebe os produtos deste metabolismo e o dióxido de carbono.  Passa então, a sangue venoso sendo conduzido pelas vênulas e depois pelas veias, regressando ao coração.
  •  Quando o sangue chega ao coração pelas veias cava superior e inferior, já com pouco oxigênio, entra pelo átrio  direito, é impulsionado pela válva tricúspide para o ventrículo direito. A contração do ventrículo fecha esta  válva e abre a valva pulmonar situada a entrada da artéria pulmonar. O sangue segue por esta artéria até os pulmões onde recebe oxigênio e libera o dióxido de carbono, passando de venoso a arterial
  •    Esta máquina cardiovascular representa um circuito fechado e contínuo, no qual o sangue circula sempre no mesmo sentido:
  • As artérias transportam o sangue oxigenado (ou arterial) para todo o corpo; as veias transportam o sangue venoso (já com pouco oxigênio), de volta ao coração . 
  



  O funcionamento do coração ocorre por etapas. Existem durante o ciclo cardíaco dois momentos de contração : sístoles, e um de descontração diástole. O músculo do coração que se contrai e descontrai é conhecido por miocárdio.




A circulação pode ser dividida em dois grandes circuitos



  •  Pequena circulação: coração pulmão-coração

      ● Grande circulação: coração-tecidos-coração

Uma leva sangue aos pulmões, para oxigená-lo e outra leva sangue oxigenado a todas as células do corpo. Por isso se diz que nossa circulação é dupla e completa.




Peixes
Circulação simples: tipo de circulação característica dos peixes. Coração com duas cavidades,  um átrio e um ventrículo. No coração circula apenas sangue venoso.O  sangue percorre um trajeto único passando uma vez pelo coração.

 Anfíbios
 Circulação  dupla incompleta: coração com três cavidades, dois átrios e um ventrículo.O sanfue percorre dois trajetos difertetes, passando duas vezes pelo coração.Há mistura parcial  de sangue venoso e arterial no ventrículo.Este tipo de circulação além de estar presente nos anfibios é caracteristico dos répteis.

Mamíferos 

Circulação dupla completa: coração com quatro cavidades: Duas aurículas e dois ventrículos. O sangue percorre dois trajectos diferentes, passando duas vezes pelo coração. Não há mistura de sangue venoso e sangue arterial. Por isso, nestas condições, é maior a oxigenação do sangue que chega às células, o que permite uma maior capacidade energética. Existe nas aves e mamíferos.


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário