sábado, 23 de abril de 2011


Síndrome Metabólica

Considerada como uma doença da modernidade, a síndrome metabólica caracteriza-se pela associação de diversos eventos ou problemas que podem aumentar as chances de um indivíduo desenvolver uma determinada doença cardíaca, ou seja, é um conjunto de fatores que com o aumento elevam o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocardio, AVE (acidente vascular encefálico) e também Diabetes mellitus especificadamente do tipo II. Obesidade central ou periférica que deixa o corpo em forma de maçã e está associada à presença de gordura visceral ( cintura maior que 102 cm em homens ou maior que 88 cm em mulheres). Para se considerar que uma dada pessoa tem síndrome metabólica esta precisa de ter pelo menos três dos fatores de risco acima indicados. 

O que causa?


Embora tendências genéticas para a síndrome metabólica possam estar presentes, ela é basicamente uma conseqüência de uma dieta inadequada, estilo de vida sedentário, e o excesso de ganho de peso resultante na infância e/ou ao longo da vida adulta. O estilo de vida, então, influencia profundamente a gravidade da síndrome metabólica.
                                                                                                                     

       Como Tratar e Prevenir

 

Obter um estilo de vida saudável é imprescindível, o tratamento mais eficaz  é simplesmente mudar os hábitos de vida, como alimentação  saudável e praticar atividades físicas, Isso faz com ocorra uma perda do excesso de peso. Também existem tratamentos farmacológicos que pode ser necessários para controlar sintomas como a hipertensão arterial e controlar os níveis de colesterol. Aumentar a prática de atividades físicas são um das melhores maneiras de controlar ou combater essa condição.
É recomendado que pessoas que possuem risco de apresentar a síndrome metabólica devem procurar um médico, e de preferência um especialista. Os endocrinologistas, por exemplo, são especialistas em hormônios e metabolismo e estes podem avaliar se a pessoa apresenta ou não a síndrome metabólica, e também recomendar o melhor tratamento para determinada pessoa.


Um comentário:

  1. Informação excelente. Se continuarmos ociosas (atividades fisicas) chegaremos a uma circunferência absurdaaaa. Brigadu pelo alerta.

    ResponderExcluir