domingo, 20 de fevereiro de 2011

SISTEMA ESQUELÉTICO




O conjunto de peças ósseas e cartilaginosa que da sustentação ao corpo humano constitui o esqueleto. Este é responsável pela sustentação do corpo, da proteção dos órgãos como o coração, pulmões e sistema nervoso central e fornece pontos de apoio para fixação dos músculos. Além dessas funções, o esqueleto atua como reserva de cálcio e fósforo (durante a gravidez a calcificação fetal se faz em grande parte pela reabsorção destes elementos armazenados no organismo materno); local de formação das células do sangue.
O esqueleto humano é constituído por diversos ossos e por estruturas associadas, tais como cartilagens, tendões e ligamentos.
O esqueleto humano é dividido basicamente em duas partes:
1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.
2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
O esqueleto apendicular está unido ao esqueleto axial por meio da cintura escapular (constituída pela escápula e pela clavícula), ligando os membros superiores, e pela cintura pélvica (formada pelos ossos do quadril), que une os membros inferiores.

Entre os ossos do crânio temos: Frontal; parietal; occipital; temporal; mandíbula; maxilar; zigomático; nasal e esfenóide. A caixa torácica é formada pelas costelas, cartilagens e pelo osso esterno.
Classificação dos ossos
1) Ossos longos: são aqueles em que o comprimento predomina sobre a largura e a espessura. Exemplos: ossos dos membros, como o fêmur (no membro inferior) e o úmero (no membro superior).

2) Ossos curtos: são aqueles em que as três dimensões se equivalem. Exemplos: tarsos, carpos e calcâneo.

3) Ossos planos ou chatos: são aqueles em que a espessura é bem menor que o comprimento e a largura. Exemplos: escápula, esterno e os ossos da bacia.

5) Ossos irregulares: são as vértebras, que não apresentam forma definida. Vértebras





Nenhum comentário:

Postar um comentário