sábado, 26 de fevereiro de 2011




SISTEMA DIGESTÓRIO
     O aparelho digestivo ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc.  É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão.  O tubo digestório humano compreende: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Suas glândulas anexas são os três pares de glândulas salivares (parótidas, sublinguais e submaxilares), o fígado e o pâncreas.

1. Boca

       É a primeira porção do tubo digestório, é a sede da mastigação e da insalivação. Apresenta como estrutura anexas a língua, os dentes e as glândulas salivares que são as parótidas, submaxilares e sublinguais . Possui duas estruturas importantes para a digestão: a língua e os dentes.




2. A Faringe


            A faringe, situada no final da cavidade bucal é  um órgão comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório. Isso quer dizer que, pela faringe, tanto pode passar o ar durante a respiração, como os alimentos na digestão.
           O fluxo de ar ou de alimentos é controlado por uma cartilagem chamada epiglote.  A epiglote funciona como uma espécie de válvula da laringe, que é um dos órgãos do aparelho respiratório.
         Durante a deglutição, a laringe se eleva, enquanto que a epiglote se abaixa, fechando a entrada da laringe e permitindo a passagem do alimento para o esôfago.
         Durante a respiração, a epiglote se eleva, mantendo a laringe aberta e permitindo a passagem do ar.








3. O Esôfago

 

          É um tubo que liga a faringe ao estômago, localiza-se entre os pulmões, atrás do coração, e atravessa o músculo diafragma, que separa o tórax do abdômen , é  dotado de movimentos peristálicos. Esses movimentos são ondulados e de contração e permitem que os alimentos sejam empurrados ao longo do tubo digestivo para serem transformados. Esses movimentos ajudam a misturar os alimentos com os sucos digestivos que atuam na digestão.


4. O  Estômago

         É formando uma espécie de bolsa, onde ocorrem transformações químicas nos alimentos. Comunica-se com o esôfago através de uma região chamada cárdia, que  permite a passagem dos alimentos do esôfago para o estômago. A região recebe esse nome por estar localizada próxima ao coração. Já a comunicação do estômago com o intestino ocorre através de uma região denominada piloro.
        O estômago possui glândulas que produzem o suco gástrico( solução rica em ácido clorídrico ) e em enzimas que atuam na digestão das proteína . As glândulas também produzem o ácido clorídrico, que facilita a ação dessas substâncias. Internamente é revestido por uma mucosa, que é uma membrana capaz de produzir uma substância chamada muco que  serve para proteger as paredes do estômago contra a ação do ácido clorídrico. Quando essa proteção não é perfeita, por falta de muco ou pelo excesso de ácido, este ataca as paredes do estômago, provocando o aparecimento de uma espécie de ferida, chamada úlcera gástrica.
        Gastrite é o nome que se dá à inflamação do estômago.  Pode ser causada por alimentos cáusticos (como pimenta), álcool, medicamentos irritantes, mastigação insuficiente, etc.









5. O Intestino


     É um tubo com cerca de 9 m de comprimento, dobrado dentro do ventre, onde ocorrem as transformações finais da digestão e a absorção dos alimentos.
 

5.1 Intestino Delgado
         Tubo muscular que começa na válvula pilórica. Essa válvula  comunica o intestino delgado com o estômago. Divide-se em três regiões  partes: duodeno e jejuno e íleo. A digestão no intestino ocorre graças a ação conjunta da bílis, do suco pancreático e do suco entérico.


5.2 Intestino Grosso

O intestino grosso tem cerca de 1,5 m de comprimento, com diâmetro de 5 a 7 cm. Divide-se em três partes: ceco, cólon e reto.
• Ceco: É a porção inicial do intestino grosso. Possui uma ponta chamada apêndice cecóide ou vermicular.
• Cólon: É a região mais longa  e subdivide-se em  colo ascendente, transverso e descendente. Ascendente é o que sobe, lateralmente, à direita; transverso é o que fica em sentido horizontal, na altura da cintura; descendente é o que desce, lateralmente, à esquerda.
• Reto: É a região final do intestino grosso e que termina num orifício chamado ânus pelo qual as fezes são eliminadas. 


6. Os Órgãos Anexos

       São aqueles que, mesmo não fazendo parte do tubo digestivo, se comunicam com ele através de canais, desempenhando um papel importante na digestão. São eles: glândulas salivares, pâncreas e fígado.


6. 1. As Glândulas Salivares

São três pares de glândulas que produzem a saliva, lançada por meio de canais. Esses três pares são:
• Parótidas: Situam-se adiante do ouvido e são as maiores.
• Subliguais: Localizam-se sob a língua.
• Submaxilares: Ficam sob o osso maxilar.
A inflamação das glândulas salivares chama-se parotidite ou caxumba, caracterizada por rosto inchado e dolorido.
A saliva é um líquido principalmente constituído de água. Serve para formar o bolo alimentar e inicia o processo digestivo, transformando o amido.



6.2. Pâncreas




           O pâncreas é uma glândula mista situada atrás do estômago que produz o suco pancreático , de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular e alongado, localizada transversalmente sobre a parede posterior do abdome, na alça formada pelo duodeno, sob o estômago. Além de produzir os bicarbonatos e as enzimas O pâncreas produz também a insulina, que é lançada diretamente no sangue. A insulina é produzida por grupos especiais de células do pâncreas, chamadas ilhotas de Langerhans. Ela controla a concentração e o aproveitamento do açúcar no sangue.



6.3 O Fígado
.

É a maior glândula do corpo humano e situa-se à direita do estômago. O fígado participa da digestão produzindo  a bile, secreção esverdeada que é temporariamente armazenada em uma bolsa de forma oval,  a vesícula biliar.
  •   Além de produzir a bile, o fígado tem outras funções importantes:
  • Transforma a glicose em glicogênio.
  •   Acumula glicogênio e vitaminas. 
  •  Destrói células mortas, com aproveitamento dos resíduos. 
  • Produz o fibrinogênio, substância coagulante.
  • Produz a heparina, substância anticoagulante.
  • Desintoxica o organismo.


     


§



3 comentários:

  1. O mais curioso de se saber no sistema digestório e que cada pessoa tem um intestino de 9 metros dentro de seu corpo!

    ResponderExcluir
  2. nossa!depois de visitar o blog tudo parece ser mais fácil...tabem deve ser pelo motivo desse assunto estar bastante digerido.
    olhando assim deviamos dar mais valoe aos nossos orgãos

    ResponderExcluir
  3. E muito importante estarmos estudando sobre o sistema digestório, pois ficamos mais informados como e a digestão em nosso corpo. E tanbem Com essa vizita ao blog estamos aprendendos mais sobre o sistema digestório e cada uma da suas funções.

    ResponderExcluir