sexta-feira, 26 de junho de 2009

O PROFESSOR E A TECNOLOGIA





Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Elas nos permitem realizar atividades de aprendizagem de formas diferentes às de antes. Podemos aprender estando em juntos em lugares distantes, sem precisamos estar sempre juntos numa sala para que isso aconteça.

Para Moran, o conviver virtual vai tornar-se quase tão importante como o conviver presencial. A escola precisa de uma sacudida, de um choque, de arejamento. Isso se consegue com uma gestão administrativa e pedagógica mais flexível, com tempos e espaços menos predeterminados, com modos de acesso a pesquisa e de desenvolvimento de atividades mais dinâmicas.

Todos que estamos envolvidos em educação precisamos aprender a integrar o técnico com o pedagógico. A simples presença da tecnologia na escola não é garantia de melhoria na ação pedagógica, ela por si só não produz efeitos positivos na aprendizagem. É essencial que o professor saiba orientar e desafiar o aluno para que a atividade computacional contribua para a aquisição de novos conhecimentos e para que o processo-ensino-aprendizagem ocorra de forma eficaz.

Para tal, o educador tem que estar aberto às mudanças e à diversificação das formas de dar aula, de realizar seus exercícios e de avaliar. Em síntese, entender que a tecnologia é uma realidade que pode ser utilizada como "meio" e não como "fim", ou seja, a tecnologia como aliada e não como meta.






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