terça-feira, 28 de abril de 2015

 Dia 28 de Abril- Dia Nacional da Caatinga


 O Dia da Caatinga é Instituído através de decreto presidencial, de 20 de agosto de 2003, o 28 de abril foi escolhido em homenagem ao primeiro ecólogo do Nordeste brasileiro e pioneiro em estudos da caatinga, o professor João Vasconcelos Sobrinho.
A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontra no bioma semi-árido brasileiro, estende-se pelos estados do Piauí, Ceará, rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas,  Bahia e pelo Norte de  Minas Gerais. As estações de chuvas são curtas, mas as estões de seca, prolongadas  com duração de sete a nove meses. A flora  e formada por espécies  xerófitas, plantas adaptadas à escassez de água no solo. Tem bromeleaceas e cactáceas, como o mandacaru (Cactus peruviana) e o xique-xique (Crotalia retusa). Existem também árvores, como o juazeiro, a barriguda, a aroeira, o umbu, a baraúna e a maniçoba. Os arbustos caducifoliados perdem as folhas durante os longos períodos de seca e assumem a cor esbranquiçada, fenômeno que  deu a origem ao nome  caatinga” em tupi - guarani, floresta branca.
A fauna tem reptéis (lagartos e cobras), aves como o carcará, a jaçana, a gralha e a arara-azul-de lear (Anodorhynchus leari), seriamente ameaçada de extinção. Dentre os mamíferos, destacan-se os mocó (kerodon rupestris), o tatu-bola(Tolypeutes tricinctus) e o sagui (Callithrix jaccus), além do gambá e do preá.
 O bioma caatinga é o único totalmente brasileiro, ocupando cerca de 10% do território do total, pelo menos 70% já teve a interferência do homem e apenas 0,28% se encontra protegido em Unidades de Conservação. Em função da criação de gado extensivo na região, pesquisadores estão alertando para a diminuição deste tipo de formação vegetação. Em alguns locais do semi-árido já são encontradas regiões com características de deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário