segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


SISTEMÁTICA, CLASSIFICAÇÃO E BIODIVERSIDADE

Sistemática é o ramo da Biologia que estuda a diversidade biológica, ou a biodiversidade, que corresponde à grande quantidade de seres vivos que existe na natureza desde microorganismos até animais e plantas. Entender essa variação e conhecer a biodiversidade atual sempre foi um desafio, o que levou os cientistas a concluir mais de dois séculos atrás, que seria necessário desenvolver um sistema eficiente para organizar e compreender a enorme diversidade biológica.

CLASSIFICAÇÃO

Há muito tempo busca-se uma classificação ideal para os seres vivos. Há 2400 anos Aristóteles (384 a.C. -322 a.C) classificou os animais em terrestres, aquáticos e aéreos, e as plantas em ervas, arbustos e arvores. Passados muitos séculos, surgiram as classificações científicas.

Em 1735,o botânico sueco Karl Von Linné conhecido como Lineu criou a classificação artificial que se baseou nas semelhanças estruturais e anatômicas entre as espécies. Ele planejou uma hierarquia em que os seres vivos foram organizados do grupo mais geral, o reino para a categoria mais especializada, a espécie. Os níveis taxonômicos atuais são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

Ao mesmo tempo Lineu criou uma nomenclatura binominal que utilizava o latim como idioma para padronizar os nomes das espécies em todo o mundo. Essa nomenclatura é usada atualmente, sendo formada pelo termo genérico, ou nome do gênero, e o epíteto específico.

Assim, Homo é o termo genérico e sapiens é o epíteto específico, e o nome da espécie e Homo sapiens.

No século XIX, o sistema artificial de Lineu foi substituído pelo sistema natural que, alem das características estruturais e anatômicas, considerava os aspectos evolutivos, reprodutivos, fisiológicos e celulares da espécie. Em 1986, Ernest Haeckel propôs a classificação natural de três reinos: animal, vegetal e protista. Mas ficaram sérias duvidas quanto à correta classificação das bactérias e fungos.

Em 1969, o botânico Robert H. Wittaker, baseado nos avanços da bioquímica, da genética e da evolução, apresentou uma proposta de classificação em cinco reinos: monera, protista, fungo, vegetal e animal.

16 comentários:

  1. O termo biodiversidade significa variedade de vidas, portanto, biodiversidade é o conjunto de toda a vida no planeta terra, incluindo todas as diferentes espécies de plantas, animais e micro-organismos, sendo eles estimados em 10 milhões de espécies, toda variabilidade genética dentro das espécies, sendo elas
    estimados entre 10 a 100 milhões de espécies.
    Podemos classificar a biodiversidade em dois níveis diferentes, sendo eles, todos os tipos de vida, e genes dentro de cada indíviduo.


    Jefferson, Thiago e Itla. 3a

    ResponderExcluir
  2. A biodiversidade abrange uma complexidade do mundo biológico, incluindo desde os microorganismos até as grandes espécies.
    O Brasil é um dos países de maiores riquezas biológicas , embora o homem tenha destruído parte dela, Devido a isso, no decorrer do tempo várias espécies já foram extintas.
    Se essas ações continuarem as próximas gerações não encontrarão mais biodiversidade.

    Deborah Dias
    Juciele Parreira
    Weffenberg Silva - 3º A Manhã

    ResponderExcluir
  3. a biodiversidade é muito variada, pois nela encontramos varias formas de classificação de vida, pois ate hoje ainda existem duvidas de como classificar alguns tipos de seres-vivo, já que existem espécies que ainda nem foram descobertas ou que ja foram descobertas mais ainda não se sabe ao certo como classifica-las.
    Em seu contexto geral biodiversidade é uma forma de se relaciona com as diversidades de vida na terra.

    3ª A

    ResponderExcluir
  4. a biodiversidade é muito variada, pois nela encontramos varias formas de classificação de vida, pois ate hoje ainda existem duvidas de como classificar alguns tipos de seres-vivo, já que existem espécies que ainda nem foram descobertas ou que ja foram descobertas mais ainda não se sabe ao certo como classifica-las.
    Em seu contexto geral biodiversidade é uma forma de se relaciona com as diversidades de vida na terra.

    3ª A
    Janaina
    Rayza
    Verônica

    ResponderExcluir
  5. O nosso grupo entrou em um consenso de que a biodiversidade é tudo que nos rodeia como os microorganismos, as plantas, os seres vivos e nos mesmos seres humanos. A biodiversidade é de muita importancia para nós seres humanos pois precisamos de tudo que a natureza nos fornece,como por exemplo:O ar das árvores. Mas o desmatamento e a poluição são os maiores problemas da nossa sociedade pois prejudica o meio em que vivemos e nos afeta de modo geral, afinal a biodiversidade é tudo que nos rodeia e devemos proteger o que possuimos...

    Alunas do 3°"A"
    Kellen Ramos da Silva
    Paloma Ribeiro da Costa
    Thaís Barros dos Santos
    :* S2

    ResponderExcluir
  6. O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.com a classificação do sistema universal que organiza os seres vivos em grupo para facilitar seus estudos cientificos.
    3B
    MARIA ELENITA
    FERNANDA
    LEIDIANE

    ResponderExcluir
  7. Para começar,Biodiversidade é o grupo de todas as espécies do planeta Terra,ou seja,animais ,plantas,micro-organismos.É interessante saber que o Brasil é destacado mundialmente como o país que tem a maior quantidade da biodiversidade mundial,ou seja,é o número um entre os país megadiversos.
    Mas as poluições dos rios,as destruições das matas,dos animais,sem contar também as poluições do ar,estão sendo um grande problema para todos os seres vivos.

    Alunas:
    Joana,
    Camila,
    Priscila
    3ºA

    ResponderExcluir
  8. A biodiversidade é de muita importancia para nós seres humanos pois precisamos de tudo que a natureza nos fornece,como por exemplo;O ar das árvores,animais,água e etc.ate hoje ainda existem duvidas de como classificar alguns tipos de seres-vivo, já que existem espécies que ainda nem foram descobertas ou que ja foram descobertas mais ainda não se sabe ao certo como classificar. 3°B alunos:Eduardo,Diego e galtiery

    ResponderExcluir
  9. Todo tipo de vida que existe em nosso planeta seja vejetal ou animal faz parte da biodiverssidade, toda essa variedade de vida é muito importante para o nosso planeta pois cada uma tem um papel importante na natureza pois ela precisa de um equilibrio ecológico.Mas essa essa biodiverssidade está sendo cada vez destruida através das queimadas, das poluições dos rios e tambem a exploração da caça e pesca.
    Alunos: Wesley,Daniel e Alisson 3°A

    ResponderExcluir
  10. A biodiversidade tem como caractéristicas de descrever a riqueza e a variedade do mundo natural.Que está presente no meio ambiente e nos seres humanos.Mas tudo está sendo destruida por cusa do desmatamento,poluições e etc...
    Etudo que existe em nosso planeta faz parte da biodiversidade.Afinal ela se refere-se as relações complexas entre o meio ambiente e os seres vivos.

    3°A
    Alanna Caroline S. Feitosa
    Claudileia Ribeiro da Costa
    Welton Gonçalves da Silva

    ResponderExcluir
  11. A biodiversidade Abrange todas as formas de vida existente em nosso planeta.É um tema a ser descoberto e estudado,pois através desse estudo ele melhora a sua qualidade de vida.
    O brasil possui uma rica biodiversidade e se destaca entre os países, entretanto, o ser humano não valoriza, ele acaba destruindo essa riqueza e se prejudicando.
    enfim, biodiversidade foi o termo usado para se resumir todas as especiés vivas existentes na natureza.
    Alunas:
    Daíres
    Samilla
    Juliana e
    Iara
    3ºB

    ResponderExcluir
  12. A biodiversidade estça presente em todo lugar cmo por exemplo: nas plantas,os animais e os microorganismo.A origem da biodiversidade explicada atualmente pelo teoria dos refúgio,e é também a variedade de vida na terra.
    A biodiversidade refere a complexas relações no meio ambiente e nos seres vivos.

    3°B
    Eliane Costa
    Adrielly Magalhões
    Rute Lira Vieira

    ResponderExcluir
  13. Nós devemos proteger a Floresta, porque a floresta está sendo destruida, 17 milhões de hectares por ano. a Biodeversidade e variadade de vida na terra, o Brasil e o numero 1 em Biodeversidade, só na Amazonia a milhares de vida animal e vegetal, tem 70% de plantas medicinais, então devemos proteger a Amazonia para o nosso proprio bem.
    _____________________________________________

    ALUNOS: Hemerson dos Santos
    Watila Silva
    Joabson Roberto
    3º "B"

    ResponderExcluir
  14. A biodiversidade estça presente em todo lugar cmo por exemplo: nas plantas,os animais e os microorganismo.A origem da biodiversidade explicada atualmente pelo teoria dos refúgio,e é também a variedade de vida na terra.
    A biodiversidade refere a complexas relações no meio ambiente e nos seres vivos.

    ________________________________________________

    ALUNOS: Ronaldinho Gaucho
    Samuel Eto'o
    Diego Maradora
    Juninho Pernabucano
    3º"A"

    ResponderExcluir
  15. ++ o Pedrão que era do BARUERI F.C

    3º "A"

    ResponderExcluir