quarta-feira, 9 de março de 2011


Coelhos transmitem doenças?


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Lagomorpha
Família: Leporidae
É cada vez mais comum a procura por esses animais, hoje muitas famílias escolhem o coelho como animal de estimação, ele é muito dócil, carinhoso, manso com um pêlo macio que convida ao afago e convive tranqüilamente com os donos, porém como qualquer outro animal, requer uma serie de cuidados para que  se mantenha saudável.
 O custo de criar um coelho e muito baixo, mas sua criação requer cuidados: alimentação à base de ração específica para a espécie, com alto teor de celulose bruta e gaiola própria, com medidas proporcionais ao tamanho da raça e ao número de exemplares. É fundamental que as instalações não exponham o animal ao contato direto com as fezes e a urina. A falta de higiene é um dos principais fatores do surgimento de doenças.
 O risco de transmitir doenças realmente existe, mas pode muito bem ser afastado. Entre as mais comuns estão à sarna, a toxoplasmose, a conjuntivite e a diarréia. A avaliação periódica por um veterinário preserva a saúde do animal e evita as Zoonoses que são doenças com potencial capacidade de serem transmitidas dos animais para o ser humano, por isso prevenção é a palavra-chave.
Entre os cuidados para evitar as doenças, alguns são fundamentais: não compartilhar cama ou alimentos com animais, evitar carinhos como beijos muito próximas ao rosto, recolha as fezes e urinas dos animais para não deixá-las expostas a moscas e ao contato humano e lavar as mão muito bem após o contato com as fezes,
Principais problemas que o coelho é capaz de transmitir:

·         Dermatofitoses: mais conhecidas como micose que é uma infecção causada por fungos.
·         Doença de Lyme: Os coelhos podem carregar carrapatos infestados pela bactéria causadora do mal. A picada desses insetos, então, provoca desde irritações na pele, náuseas, febre e cansaço até problemas cardíacos e artrite.
·         Salmonelose: Causada por bactéria, a doença é transmitida por meio do contato com as fezes do animal. Nos seres humanos os sintomas são dor abdominal, febre e diarréia.

   

Um comentário:

  1. Oi Fátima, parabéns pelo blog, muito legal as informações. Tenho um coelho, ele é muito fofo e limpinho, mas como são muito bagunceiros, realmente é preciso muito cuidado. Gostaria de frisar que coelho reconhece a gente como dono, mas não é nada parecido com cachorro, é mais como um gato, um coelho não deita do nosso lado, não brinca quando você quer brincar e, nem vem quando você chama, também não gostam de ser pegos no colo. Muitas famílias compram coelhos para crianças e depois quando percebem como os coelhos são precisam doa-los, o que é de dar do, já que eles se acostumam ao ambiente, cheiro, as pessoas. Coelhos não são brinquedos e nem adequados para crianças.

    ResponderExcluir