sábado, 8 de março de 2014



 HPV (Papilomavírus humano)



  O que é HPV? 

O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo de útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.


 Transmissão do HPV.



A transmissão do  HPV se faz por contato direto com a pele contaminada, mesmo quando não há lesões visíveis, principalmente através da relação sexual A maioria das vezes (95%) são transmitidos através da relação sexual, mas em 5% das vezes poderá ser através das mãos contaminadas pelo vírus, objetos, toalhas e roupas, desde que haja secreção com vírus vivo em contato com pele ou mucosa não íntegra.

Sintomas 


A infecção causada pelo HPV pode ser assintomática ou provocar o aparecimento de verrugas com aspecto parecido ao de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas.Se a alteração nos genitais for discreta, será percebida apenas através de exames específicos.
 Se forem mais graves, as células infectadas pelo vírus podem perder os controles naturais sobre o processo de multiplicação, invadir os tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como o câncer do colo do útero e do pênis.




Tratamento

O Vírus do HPV pode ser eliminado espontaneamento, sem que a pessoa sequersaiba que está infectada.Uma vez feito o diagnóstico, porém, o tratamento pode ser clínico com (medicamentos)  cirújicos: cauterização química, eletrocauterização, crioterapia,laser ou cirugia convencional em casos de câncer instalado.



 Como se previne esta infecção?


Como a forma mais frequente de aquisição da infecção é sexual, as medidas de prevenção das DST são as  mais importantes, tais como:
  • Uso de preservativo(camisinha) nas relações sexuais.
  •  Evitar ter muitos parceiros sexuais.
  • Realizar exame ginecológico periódico(ideal a cada 6 meses.
  • Realizar o exame Papanicolau pelo menos uma vez por ano.
  • É importante ressaltar que o uso de preservativo, apesar de previnir a maioria das DST, não impede totalmente a contaminação pelo HPV, pois, frequentemente as lesões estão presentes nas áreas não protegidas pela camisinha( raiz da coxa, perianal,etc).  
Fonte:
 http://www.virushpv.com.br/novo/tratamento.php
 http://drauziovarella.com.br/sexualidade/hpv-papilomavirus-humano/

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u598101.shtml
Imagem:  Google