segunda-feira, 16 de maio de 2011


KIT INFORMATIVO GRATUITO

A Fundação para um Mundo Livre de Drogas é uma corporação de benefício público sem fins lucrativos que fornece o  Kit A VERDADE SOBRE AS DROGAS, contendo folhetos educativos, DVD e um Manual de atividades a professores, líderes de grupo da juventude, administradores de escolas, mentores, oficiais de lei e oficiais judiciais — qualquer pessoa numa posição de educar os jovens sobre o tema da toxicodependência.
Clique no link abaixo e solicite o seu
http://br.drugfreeworld.org/freeinfo.html

sábado, 14 de maio de 2011

 
SISTEMA LINFÁTICO

Sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos).  Eles drenam o excesso de líquido intersticial (líquido onde as células dos tecidos do corpo humano  ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo) afim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo. Além disso, transporta as vitaminas e os lipídeos, absorvidos durante o processo de digestão, até o sangue, para que este, leve os nutrientes para todo o corpo.




É constituído pela linfa, vasos e órgãos linfáticos. 
 

Linfa: líquido transparente que circula pelos vasos linfáticos. Apresenta uma  composição semelhante  a do plasma      sangüíneo,     mas      não      possui hemácias, apesar  de conter glóbulos  brancos  dos  quais 90% são  linfócitos.   
Capilares linfáticos: estão presentes em quase todos os tecidos do corpo. Capilares mais finos vão se unindo em vasos linfáticos maiores, que terminam em dois grandes dutos principais: o duto torácico (recebe a linfa procedente da parte inferior do corpo, do lado esquerdo da cabeça, do braço esquerdo e de partes do tórax) e o duto linfático (recebe a linfa procedente do lado direito da cabeça, do braço direito e de parte do tórax), que desembocam em veias próximas ao coração.

Órgãos linfáticos: amígdalas (tonsilas), adenóides, baço, linfonodos ( nódulos linfáticos) e timo (tecido conjuntivo reticular linfóide: rico em linfócitos).

  • Amígdalas (tonsilas palatinas): produzem linfócitos.
  • Timo: órgão linfático mais desenvolvido no período prénatal, involui desde   o    nascimento até a puberdade.

  • Linfonodos ou nódulos linfáticos: órgãos linfáticos mais numerosos do organismo, cuja função é a de filtrar a linfa e eliminar corpos estranhos que ela possa conter, como vírus e bactérias. Nele ocorrem linfócitos, macrófagos e plasmócitos. A proliferação dessas células provocada pela presença de bactérias ou substâncias/organismos estranhos determina o aumento do tamanho dos gânglios, que se tornam dolorosos.

  • Baço: órgão linfático, excluído da circulação linfática, interposto na circulação sanguínea e cuja drenagem venosa passa, obrigatoriamente, pelo fígado. Possui grande quantidade de macrófagos que, através da fagocitose, destroem micróbios, restos de tecido, substâncias estranhas, células do sangue em circulação já desgastadas como eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Dessa forma, o baço “limpa” o sangue, funcionando como um filtro desse fluído tão essencial. O baço também tem participação na resposta imune, reagindo a agentes infecciosos. Inclusive, é considerado por alguns cientistas, um grande nódulo linfático. 

MECANISMOS DE DEFESA

Mecanismos de defesa inespecíficos: Incluem duas linhas de defesa do organismo que os invasores encontram ao tentarem penetrar o corpo. A primeira linha mais externa, é formada pela pele pelas membranas mucosas dos sistemas respiratórios, digestório e urogenital. Se conseguir vencer essas barreiras, enfrentará a segunda linha de defesa inespecífica, interna: onde estão substâncias químicas e células que destroem qualquer agente infeccioso que penetre no organismo, sem distinção.

Mecanismos de defesa específicos: constituem a terceira e última linha de defesa, onde participam os órgãos linfóides (timo, baço, linfonodos e tonsilas palatinas), que constituem o sistema imunitário.