domingo, 4 de abril de 2010

VÍRUS, UM GRUPO SEM REINO

Características Gerais dos Vírus:
·         São acelulares (não são formados por células)
·         Só são visíveis ao microscópio eletrônico.
·         Não possuem membrana plasmática, citoplasma, nem organelas celulares como mitocôndrias, RER, REL, Complexo de Golgi, etc.
·         Não possuem atividades metabólicas, como respiração, excreção, digestão, etc.
·         São parasitas intracelulares obrigatórios.
·         O único aspecto comum dos vírus às células é a presença de material genético (DNA ou RNA) e, consequentemente, a capacidade  de reprodução.

    Estrutura Básica de um Vírus:
·         O envoltório dos vírus, formados por proteínas, é denominado capsídeo.
·         Os vírus são formados por um filamento de DNA ou RNA ,onde estão inscritas as informações para a produção de novos vírus.
·          Muitos vírus podem apresentar ainda um envelope lipídico.
·          
Ciclos reprodutivos:
Ciclo Lítico: o vírus invade a célula, se multiplica lá dentro usando o mecanismo da própria célula e depois rompe sua membrana, liberando dezenas de outros vírus replicados.

Ciclo Lisogênico: o vírus invade a célula e insere seu DNA no DNA da célula, passando despercebido. A célula quando se multiplica, copia o DNA do vírus junto, sem perceber. Em seguida esse DNA viral se destaca novamente e pode se multiplicar.


Retrovírus:
·         São vírus que apresentam como material genético uma molécula de RNA, em vez de DNA. Eles são capazes de produzir uma fita de DNA a partir de sua fita de RNA, num processo chamado de “retrotranscrição”. Esse processo é mediado pela enzima “transcriptase reversa”.
·         Os retrovírus são difíceis de serem combatidos pelo fato de sofrerem mutações constantes, uma vez que o processo de retrotranscrição não é um processo seguro, gerando cópias erradas de DNA.
·         Exemplo de retrovírus: HIV (causador da AIDS)


VEJA CICLO REPRODUTIVO DO HIV

Vírus e doenças
·         Não existem medicamentos contra os vírus. Basicamente temos que contar com o nosso próprio “Sistema Imunológico”.
·         A melhor maneira de combater as doenças virais é através de vacinas.
·         Graças às campanhas mundiais de vacinação, a varíola já foi pratricamente erradicada do planeta. Outras vacinas altamente eficazes são as contras a poliomielite e o sarampo.