segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


SISTEMÁTICA, CLASSIFICAÇÃO E BIODIVERSIDADE

Sistemática é o ramo da Biologia que estuda a diversidade biológica, ou a biodiversidade, que corresponde à grande quantidade de seres vivos que existe na natureza desde microorganismos até animais e plantas. Entender essa variação e conhecer a biodiversidade atual sempre foi um desafio, o que levou os cientistas a concluir mais de dois séculos atrás, que seria necessário desenvolver um sistema eficiente para organizar e compreender a enorme diversidade biológica.

CLASSIFICAÇÃO

Há muito tempo busca-se uma classificação ideal para os seres vivos. Há 2400 anos Aristóteles (384 a.C. -322 a.C) classificou os animais em terrestres, aquáticos e aéreos, e as plantas em ervas, arbustos e arvores. Passados muitos séculos, surgiram as classificações científicas.

Em 1735,o botânico sueco Karl Von Linné conhecido como Lineu criou a classificação artificial que se baseou nas semelhanças estruturais e anatômicas entre as espécies. Ele planejou uma hierarquia em que os seres vivos foram organizados do grupo mais geral, o reino para a categoria mais especializada, a espécie. Os níveis taxonômicos atuais são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

Ao mesmo tempo Lineu criou uma nomenclatura binominal que utilizava o latim como idioma para padronizar os nomes das espécies em todo o mundo. Essa nomenclatura é usada atualmente, sendo formada pelo termo genérico, ou nome do gênero, e o epíteto específico.

Assim, Homo é o termo genérico e sapiens é o epíteto específico, e o nome da espécie e Homo sapiens.

No século XIX, o sistema artificial de Lineu foi substituído pelo sistema natural que, alem das características estruturais e anatômicas, considerava os aspectos evolutivos, reprodutivos, fisiológicos e celulares da espécie. Em 1986, Ernest Haeckel propôs a classificação natural de três reinos: animal, vegetal e protista. Mas ficaram sérias duvidas quanto à correta classificação das bactérias e fungos.

Em 1969, o botânico Robert H. Wittaker, baseado nos avanços da bioquímica, da genética e da evolução, apresentou uma proposta de classificação em cinco reinos: monera, protista, fungo, vegetal e animal.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

REFLEXÃO


O Piquenique das Tartarugas

Uma família de tartarugas decidiu sair para um piquenique. As tartarugas, sendo naturalmente lentas, levaram sete anos preparando-se para o passeio.
Passados seis meses, após acharem o lugar ideal, ao desembalarem a cesta de piquenique descobriram que estavam sem sal. Então, designaram a tartaruga mais nova para voltar à casa e pegar o sal, por ser a mais rápida. A pequena tartaruga lamentou, chorou e esperneou. Concordou em ir, mas com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse. Três anos se passaram... seis anos... e a pequenina não tinha retornado. Ao sétimo ano de sua ausência, a tartaruga mais velha já não suportando mais a fome, decidiu desembalar um sanduíche. Nesta hora, a pequena tartaruga saiu de trás de uma árvore e gritou:
-Viu! Eu sabia que vocês não iam me esperar. Agora que eu não vou mesmo buscar o sal!


Na nossa vida as coisas acontecem mais ou menos da mesma forma. Desperdiçamos nosso tempo esperando que as pessoas vivam à altura de nossas expectativas. Ficamos tão preocupados com o que os outros estão fazendo que deixamos de escrever nossa própria história. Como disse Mário Quintana:
“O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.”
O sucesso está ligado à ação. Pessoas bem-sucedidas mantêm-se ativas. Elas cometem erros, mas não desistem.

Texto extraído da Revista Crescimento Pessoal e Motivação.